domingo, 14 de outubro de 2012

Uma nova conexão, um novo mundo


         Você pensa que já ouviu tudo a respeito de internet? Com certeza não. Atualmente, temos a conexão 3G, que atinge a velocidade média de 1 MHz/seg (Mega Hert por segundo), em qualquer tablet, notebook, microcomputador e smartphone. Mas uma nova tecnologia com maior rapidez, praticidade e qualidade já estão por vir: É a internet 4G, conexão da quarta geração.
                Segundo a ANATEL, a previsão de chegada desta tecnologia no Brasil, é em meados de Abril de 2013, mas isso, só para alguns estados como Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife. Já cidades como São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Natal, só terão acesso ao final do mesmo ano. A estimativa é que toda a população brasileira utilize desta conexão só em 2017.
                 A grande vantagem da nova geração da internet, com certeza é a rapidez. Cerca de 10 vezes mais rápida que a conexão 3G, a 4G pode chegar a uma velocidade de até 9 a 12 MHz/seg, mas isso em países que já estão aderindo a esta tecnologia. Dependendo do tráfego, região, e dos novos equipamentos que serão utilizados, a conexão pode ir de 30, 40 ou até mesmo 100 MHz/seg.
                Um fator que atrapalharia um pouco a utilização desta quarta geração da web, é o tamanho da frequência, do qual o sinal analógico ainda tomaria conta no Brasil. O padrão estabelecido pela ANATEL é de 2,5 GHz, sendo que a faixa de 700 a 800 MHz é voltado para o sinal analógico. A previsão do governo, é que em 2016 seja mantido somente o sinal digital em nosso país. O que melhoraria, e muito, a conexão nos novos aparelhos, pois através desta inovação da tecnologia, facilitaria a forma de usufruí-los.


- Cauê da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário