domingo, 28 de outubro de 2012

A influência do Reality Show em nossas vidas



Não é segredo pra ninguém que os Realities Shows são exemplos de sucesso tanto no Brasil, quanto no exterior. Independente de seu estilo, o Reality Show (em português, Show da Realidade), atrai pessoas de diversos públicos e gostos . Reúne famílias, amigos e sempre ganha comentários e críticas da grande massa.
O primeiro reality show da televisão foi em 1973, com o programa chamado “An Americ Family” (Uma Família Americana), exibido pela emissora PBS. O programa mostrava a vida de uma família da California, exibido em 12 episódios. Porém, diferente do que é feito hoje em dia não foi dado prêmio milionário à nenhum vencedor no final. Em 1974, na Inglaterra, hove o surgimento de um programa similar chamado “The Family” (A família).
No ano de 1989, uma televisão dos Estados Unidos lançou o COPS, programa que mostrava a rotina de policiais norte –americanos e suas aventuras diárias.


Já em 1991, a MTV estreou o Programa “The Real World”, que ficou conhecido no Brasil como  “Na Real”,e mostrava o cotidiano de diferentes jovens  em um apartamento.


Em 2000, foi lançado o principal sucesso quando o assunto é Reality Show: O Big Brother, inspirado pela obra de George Orwell, de 1984. Na obra do autor, pessoas são constantemente observadas por autoridades, e são lembradas pela frase propaganda do Estado: “O Grande Irmão está te observando”. Esta história foi reformulada e desenvolvida pela produtora holandesa Endemol, em um programa na qual convivem em uma casa pessoas com culturas e pensamentos diferentes.
Surge nesse estilo de programa , a Cultura Participativa do telespectador , que pode decidir o destino dos participantes por meio de votações e dando suas opiniões .
No Brasil, a primeira versão do programa foi exibido em 2001 por Marisa Orth (que ficou apenas na primeira edição), e pelo atual apresentador Pedro Bial. No dia 8 de Janeiro está prevista a estreia da 13° edição.

Em 2001, o SBT exibe um programa similar ao Big Brother, chamado  “Casa dos Artistas”, que como o próprio nome diz, ao invés de confinar pessoas comuns,  os moradores da casa eram celebridades e pessoas ligadas a mídia. O programa só teve 4 edições, sendo que a última foi em 2004.
A Rede Record não ficou para trás, e em 2009 cria “A Fazenda”. Um programa criado originalmente na Suécia pela produtora Strix chamado “The Farm”. Com uma mistura de “Big Brother” e “Casa dos Artistas”, o objetivo do jogo é confinar pessoas famosas em uma fazenda, e os participantes têm a tarefa diária de cuidar dos animais, da casa, de se acostumar com a vida do campo, e claro, agradar ao público para receber o prêmio.
Não importa qual seja o seu Reality Show favorito, mas o importante é que sempre nos chama a atenção por meio das novidades. Mesmo aqueles que hoje afirmam não gostar ou já ter enjoado do estilo, ninguém pode negar que ao menos uma vez na vida, já não tenha dado aquela “espiadinha”.

Fontes:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-foi-o-primeiro-reality-show-da-historia

http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/quotporque-uma-boa-parte-midia-inocentequot/artigo/reality-shows-um-pouco-hist-ria/13960

-Cauê da Silva

Um comentário: